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TREINAMENTO

10 Chaves do Marketing Multinível Explosivo

 

O Poder da Duplicação

 

Você já reparou a quantidade de exemplos de duplicação que existem na natureza? 

Na verdade, praticamente tudo que existe ao nosso redor foi criado a partir de uma matriz, duplicada inúmeras vezes! 

O melhor exemplo de todos é o DNA, que sempre foi conhecido como "a chave da vida". Cada ser vivo tem o seu próprio DNA, que serve como "molde" para a duplicação e a formação de todos os seus tecidos. 

Duplicação e responsabilidade
Não vamos aprofundar esse estudo "biológico", pois o nosso objetivo aqui é outro. Porém, separei dois exemplos interessantes para a nossa reflexão: 

Célula-tronco: As células-tronco são um tipo de células não-especializadas, que se renovam por meio da divisão celular. Elas têm como principal característica a possibilidade de dar origem a qualquer tipo de célula do organismo. Os recentes avanços na pesquisa científica mostram que essas células se duplicam de forma perfeita e ajudam na regeneração de tecidos danificados, abrindo novos horizontes para a cura de inúmeras doenças. 

Câncer: Esta terrível doença é, na verdade, um erro na leitura do DNA, que faz com que um grupo de células passe a ter uma multiplicação em massa. Elas se dividem sem respeitar os limites normais, invadem e destroem tecidos adjacentes, e podem se espalhar para lugares distantes no corpo, através de um processo chamado metástase. 

Esses dois exemplos são emblemáticos, pois fica claro que a duplicação não pode ser considerada boa ou ruim, sem levarmos em conta a matriz, o "molde" que será duplicado. 

A duplicação das células-tronco pode até ser mais lenta que a duplicação das células cancerígenas, mas não é a velocidade que importa, e sim a qualidade da matriz. 

 

Assista aos vídeos e aprenda a usar a força da duplicação!

 

 

 

Como vimos anteriormente, através dos exemplos da natureza, o poder da duplicação é inquestionável. Porém, como isso se aplica ao nosso negócio e, de que maneira, pode ser um diferencial estratégico da sua organização? 

Em primeiro lugar, comece a exercitar a sua visão. Tente enxergar o Marketing Multinível sob o ponto de vista de um Líder Top, com milhares de pessoas em sua rede. Imagine que os tais 3 a 5 anos de crescimento consistente já se passaram e que, hoje, você recebe um bônus generoso, vindo das regiões mais remotas do País. 

E agora? Como você consegue liderar tantas pessoas, em diferentes lugares, com diferentes aspirações e vivendo momentos tão distintos neste negócio? 

A resposta óbvia é que sozinho você não consegue. Ninguém jamais conseguirá cuidar de tanta gente e lidar com tantas situações, sem o apoio estratégico de ferramentas e sistemas preparados para auxiliá-lo na duplicação de qualidade. 

E mesmo que você fosse o melhor líder do mundo, com uma habilidade fora do normal no trato com as pessoas, e conseguisse mobilizar toda a sua organização na direção correta, quanto isso lhe custaria em termos de tempo, dedicação e esforço pessoal? Quantas horas por dia você teria que gastar ao telefone, respondendo e-mails e cuidando de todos os treinamentos, em todos os níveis e lugares, para milhares de pessoas? Onde estaria a sua tão sonhada liberdade financeira? 

Liderar não é ser escravo
Algumas pessoas não observam a importância estratégica da duplicação e tentam carregar seu grupo nas costas, fazendo tudo por todos. Isso é até possível no começo, quando você conta sua organização nos dedos. Porém, bastam algumas dezenas de downlines para essa liderança entrar em colapso. O limite físico cria uma barreira intransponível para o seu crescimento e, a partir daí, por maior que seja o esforço, o negócio não sai do lugar. Na melhor das hipóteses, anda de lado, às custas de cada vez mais desgastes. As pessoas entram e saem, sem sequer aprender o básico, pois não há um processo inteligente de duplicação, ensinado e estimulado. Estão todos dependentes do líder escravo, até que ele mesmo desista de continuar. 

Por mais estranho que pareça, isto acontece o tempo todo, nas melhores empresas. Não pela falta de ferramentas e sistemas adequados, e sim pela falta de visão desses líderes, que insistem em negar a importância da duplicação. 

A matriz ideal a ser duplicada
Já está claro que a sua rede crescerá com mais vigor e velocidade, quando todas as pessoas aprenderem a duplicar a coisa certa, sem depender de você. Também já sabemos que a duplicação pode ser positiva ou negativa, dependendo da matriz utilizada como referência (lembre dos exemplos de duplicação das células-tronco e cancerígenas). 

Agora, o que você deve estar se perguntando é: Duplicar o quê? Qual é a matriz ideal que devemos duplicar? 

 

Chave 1 Duplicação - Parte 2 de 4

 

 

 

Agora, vamos falar de um assunto que eu adoro. Há mais de 15 anos, conheci e me apaixonei pelo Marketing Multinível exatamente por isso. Não tenho dúvidas que é o negócio mais maravilhoso que existe, e que farei pelo resto da minha vida. 

Se você já tem alguma experiência neste negócio, será mais fácil compreender esta lição. Por outro lado, se você é novo no Marketing Multinível, faça um esforço extra para acreditar no improvável, aceite mudar por completo seus velhos paradigmas e se entregue, de corpo e alma, neste negócio. Sua vida nunca mais será a mesma, em todos os sentidos. 

Ficou curioso? Então vamos lá! 

A mesma oportunidade para todos
O Marketing Multinível é um negócio diferente de tudo o que conhecemos, pois ele se baseia em uma equação "ganha-ganha". Ou seja, neste negócio, você jamais irá crescer se as pessoas do seu grupo não crescerem junto com você. E você jamais terá um rendimento sustentável, se elas não estiverem felizes, percebendo a própria evolução, dia após dia. 

A sua oportunidade se resume a oferecer a mesma oportunidade para milhares de pessoas. Será mais poderosa, quanto mais pessoas você for capaz de inspirar e apoiar na mesma direção. Portanto, se você quer ganhar um milhão, precisa acordar diariamente pensando em como ajudar as pessoas do seu grupo a conquistarem um milhão! 

Por este motivo, o líder de Marketing Multinível não pode adotar a postura individualista, que se tornou um clássico infeliz dentro das grandes corporações. Ele não pode almejar o crescimento e a riqueza, se não estiver disposto a ajudar os outros. E este fundamento o obriga a exercitar valores muito nobres, que foram esquecidos na sociedade atual. 

As qualidades de um líder de sucesso
Sob esse novo ponto de vista, o líder de Marketing Multinível tem que colecionar uma infinidade de qualidades, que podem soar piegas para quem está de fora. Porém, acreditar nelas, exercitá-las e promovê-las insistentemente, é o que lhe trará riqueza abundante. 

Vamos listar algumas? Generosidade, humildade, empatia, otimismo, altruísmo, compaixão... você pode completar o seu próprio modelo, imaginando tudo o que gostaria que o seu patrocinador fizesse com você, e que fosse duplicado em sua downline. 

Existem também as qualidades mais comuns no ambiente de trabalho, a citar: comprometimento, persistência, espírito de equipe, responsabilidade, pontualidade, honestidade, perseverança, engajamento, organização, autocontrole... 

E você também pode pensar naquilo que jamais poderia ser duplicado, pelo seu efeito "cancerígeno" em cadeia: inveja, indisciplina, preconceito, arrogância, falta de educação, deslealdade... 

Obviamente, existem as qualidades "técnicas" inerentes ao próprio negócio, como as habilidades de vender, negociar e se comunicar de forma profissional etc, etc, etc... 

Cada oportunidade tem sua própria linguagem e métodos específicos, mas, no geral, o que falamos até aqui tem a ver com "liderança" e "empreendedorismo". Ou seja, estas são as principais qualidades de um líder de sucesso, que devem ser buscadas e promovidas diariamente, em sua organização. 

Talvez não lhe pareça muita novidade, pois o conteúdo, em si, não é novo. O que muda aqui é a orientação "para os outros". Ao contrário de qualquer outro negócio, onde essas qualidades lhe serão úteis como indivíduo, no Marketing Multinível é essencial que você se profissionalize em DUPLICÁ-LAS na sua rede. 

Em outras palavras, não adianta que você seja um grande líder, se não souber como formar grandes líderes, com essas qualidades descritas acima. Se não for capaz de inspirar seus downlines nesta direção. 

Por isso o primeiro bloco de qualidades é o que considero mais importante. Você tem que primeiramente aprender a amar as pessoas para aceitar que elas estão no meio desse processo, e ajudá-las a se aprimorarem continuamente. 

Você tem que ser uma pessoa melhor a cada dia, para ajudar as pessoas do seu grupo e inspirá-las a fazerem o mesmo. 

Essa é a matriz ideal a ser duplicada! 

Como duplicar a matriz ideal sendo imperfeito
Talvez você já tenha desenvolvido muitas das qualidades acima. Porém, se você é realmente humilde e ensinável, sabe que ainda há muito o que aprimorar. Simplesmente não existe ninguém perfeito, ou qualidade que não possa ser melhorada continuamente. 

A partir do momento em que você entende isso e se decide ser o melhor que você pode ser, um novo horizonte de possibilidades se abre a sua frente. Não existe mais limite que não possa ser superado, em suas habilidades humanas. 

Entretanto, isso também nos obriga a aceitar que somos todos imperfeitos, não é mesmo? 

Diante deste fato, como podemos duplicar a matriz ideal em nossa organização, sendo reconhecidamente imperfeitos? 

Como garantir que todos da sua rede vão seguir a matriz ideal, sabendo que muitos dos seus downlines iniciarão nesta atividade com dificuldades em vários desses aspectos? Alguns terão até falhas de caráter, que precisam ser eliminadas. 

 

Chave 1 Dupliicação - Parte 3 de 4

 

 

 

Na última lição, falamos sobre as qualidades desejáveis de um líder e os defeitos que não podemos duplicar na organização. Porém, como fazer isso sendo reconhecidamente imperfeitos? 

A resposta é muito simples: promovendo a matriz ideal definida pelos líderes da sua empresa (pelo Sistema), com ênfase suficiente para ofuscar suas próprias falhas. 

Em outras palavras, você tem que sair do foco e deixar que o Sistema trabalhe por você neste sentido. Afinal, o conjunto de habilidades e conhecimentos reunido por eles é muito mais confiável que a capacidade individual de cada um. 

Além disso, promover a matriz ideal do Sistema é uma forma inteligente de fazer com que os seus downlines ganhem autonomia e não dependam de você para desenvolver o negócio. Assim, eles podem seguir no ritmo deles, liberando você para fazer o mesmo. 

Enterrando o próprio ego
Para o Marketing Multinível funcionar e a duplicação acontecer de forma acelerada, todos devem pensar coletivamente, se inspirar, seguir e trabalhar pelo Sistema. Ele tem que ser promovido como a única referência confiável, gerando alinhamento e nivelando sempre por cima. 

Eu sei que às vezes é difícil controlar a criatividade, mas ser humilde neste negócio é uma questão estratégica. Aqui neste ponto, você tem que aprender a controlar o seu ego, pois o seu maior objetivo é tornar-se dispensável e conquistar a liberdade financeira. Você quer que a máquina continue girando, mesmo sem a sua presença. De preferência, na velocidade mais rápida possível! 

Sem contar que esse mecanismo é a única forma de garantir a qualidade da sua duplicação em profundidade. Afinal, por melhor que você seja, não dá para selecionar as pessoas que vão entrar na sua organização. Você quer que todas elas entrem, tragam muitas outras, e que todas evoluam, sem depender da qualidade de cada patrocinador pessoal. 

Para que todos cresçam de forma independente, a matriz ideal a ser seguida deve ser única: o Sistema! 

O pulo do gato (em profundidade)!
Se ainda não está claro, essa imagem vale mais que mil palavras: 
 


Provavelmente você já notou a enorme diferença na qualidade de duplicação em profundidade, utilizando uma matriz sequencial (no estilo telefone-sem-fio) ou uma matriz única (o Sistema). 

Na duplicação com a matriz sequencial, a qualidade diminui a cada nível, enquanto que na duplicação com matriz única isso não acontece. Mesmo que em alguns níveis a qualidade seja bastante reduzida (5 e 10, por exemplo), isso não interfere em nada na continuidade da duplicação, seja ela feita em 15, 50 ou 1.000 níveis. 

Quer um exemplo prático do nosso dia-a-dia? Experimente tirar cópias das cópias em uma copiadora qualquer. Você vai notar uma perda de qualidade considerável a cada reprodução, até chegar a um resultado ilegível. O mesmo acontecia quando se copiava músicas de uma fita cassete para outra. A cada duplicação, perdia-se qualidade. Com a evolução tecnológica das mídias digitais, o que acontece agora? Os dados de um arquivo digital são codificados em uma matriz única. A menos que ele seja corrompido, você pode copiar um texto ou uma música milhões de vezes, sempre mantendo a mesma qualidade! 

Ah! Isso também é importante: o que acontecia quando você copiava a fita cassete de um amigo e ela estragava? Era o fim da duplicação. Agora, com os backups da Era digital, você pode perder o arquivo e gerar outro sempre que necessário, não é mesmo?

O mesmo acontece com a sua rede, quando você promove a matriz ideal do Sistema. Mesmo que o seu downline do quarto nível seja um péssimo exemplo, faça tudo do jeito dele e deturpe as informações recebidas, o que acontece com o seu quinto nível? Nada. Seus downlines de quinto nível não precisam seguir a matriz "defeituosa". Seguindo o Sistema, eles irão aprender da fonte mais confiável e poderão avançar com a mesma qualidade. Ou seja, sua rede pode crescer mil níveis sem perder a qualidade! 

Como aprimorar-se tendo como modelo a matriz ideal
Agora que você aprendeu a "piratear" as qualidades dos melhores líderes da sua empresa, não pode cometer o erro de pensar que a sua evolução pessoal é menos importante. 

Não é bem assim. Ao duplicar a matriz única do Sistema, você permitirá que seus downlines aprendam e cresçam por conta própria, até mais rápido que você. Isto será ótimo para eles, mas não significa que você receberá grandes bônus. Na maioria das empresas, o seu ganho será proporcional à qualidade da sua liderança, e isto deve ser aprimorado continuamente. 

 

Chave 1 Duplicação - Parte 4 de 4

 

 

Neste primeiro módulo sobre DUPLICAÇÃO, você aprendeu que precisa promover o Sistema como matriz ideal para todos os seus downlines, enquanto exercita e desenvolve suas habilidades como líder. 

Isto significa que a sua organização poderá crescer apesar das suas imperfeições "técnicas", mas o seu comportamento e exemplo pessoal serão determinantes para encorajar o seu grupo na direção correta. 

Se você for humilde e promover exaustivamente o Sistema, eles entenderão que isso faz parte da estratégia de DUPLICAÇÃO. Porém, se não perceberem em você um empenho genuíno em buscar o seu próprio autodesenvolvimento, começarão a contestar sua liderança. 

Construindo sua liderança desde o primeiro segundo
O fato de você não ter ainda muita experiência e resultados não atrapalha em nada a construção da sua liderança. Afinal, mais importante que a situação presente é o seu movimento, a sua história neste negócio. Em outras palavras, é compreensível que você ainda esteja longe da matriz ideal, se estiver se esforçando ao máximo para chegar lá! 

O seu grupo será realmente forte quando você for capaz de manter seus downlines próximos a você, admirando suas atitudes e respeitando suas decisões. É o seu esforço que irá inspirá-los a se esforçarem também. Por isso, seja exemplo em "determinação". Seja comprometido com a sua evolução pessoal e mostre a todos o seu empenho. Desafie-se diariamente a aprender um pouco mais, praticando aquilo que ainda precisa melhorar, controlando-se melhor e tornando-se "o melhor downline do mundo". 

Neste sentido, seja SEMPRE o primeiro a... 

 

 

Duplicação - O segredo do aguapé

 

 

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